top of page
  • Foto do escritorEquipe FIDT

Mostra de Dança . 17 de maio

Saiba um pouco mais sobre os grupos que abrilhantaram a última noite da Mostra de Dança do 6o. FIDT.


 

Ballet Studio 23

ALUÁ de Ana Cláudia Winther | Dança Contemporânea

Aluá traz as conexões do povo brasileiro com a cultura. A arte enraizada nos conecta de uma forma natural e sutil. Nossa mistura de raças, tradições e costumes, deu origem a nossa arte própria. Nossa identidade cultural precisa ser sempre lembrada e exaltada.

Bailarinos:

Juliane Cristina Gomes Catarina, Lara Ern, Maria Eduarda Ortiz Gomes, Nicolly Cardoso Fidêncio, Gabriela Letícia Lopes de Freitas, Ludmila Soares Borba, Tatiane Mendes Rosa, Regiane Almendra Ribeiro

Breve história: Ballet Studio 23 foi fundado em 1988 com o objetivo de levar arte da dança e formar bailarinos nas modalidades de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Moderna, Jazz e Sapateado. Nesses 30 anos desenvolveu vários trabalhos de repertório tradicional e de criação, incentivando e promovendo jovens artistas. Além de espetáculos na região do Vale do Paraíba, já representou a cidade de Tremembé nos mais reconhecidos festivais de dança no Brasil e também no exterior, onde obteve várias premiações além do intercâmbio e aprendizado.

Sobre a coreógrafa: Ana Cláudia Winther é formada em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado pelo Ballet Studio 23. Em 2010 integrou o Balé da Cidade de Taubaté, atuando em espetáculos pelo Brasil, Portugal e Espanha. Desde 2003 atua como professora de Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. E desde 2017 é professora no Núcleo de Dança Fundação Lia Maria Aguiar.

 


ACLB - Associação Cultural Lua Bailarina

BEM FEITO de Denise Almeida | Regional Contemporâneo

Dança brasileira contemporânea com elementos corporais inspirados na cultura regional.

Bailarinos: Denise Almeida, Cyndi Ariane Machado dos Santos, Larissa de Paula Silva Nascimento, Giovanna Contiero Amorim, Ana Clara dos Santos Moreira, Juan Matheus Moreira da Silva, Jaime Guimarães Narciso.

Breve história: A Associação Artística e Cultural Lua Bailarina é uma organização sem fins lucrativos que visa o fomento da cultura brasileira por meio da dança, da música, do teatro e das artes visuais, oferecendo oficinas gratuitas à crianças e adolescentes de baixa renda do município de Caçapava.

Sobre a coreógrafa: Gestora de projetos na Associação Lua Bailarina, Professora de Teatro e Dança na Escola Bel Canto, criadora do Programa Arte Materna - Dança e música para mães e bebês e Produtora Cultural do "Quintal das Letras", espaço infantil na Flim – Festa Lítero-Musical do Parque Vicentina Aranha nas edições de 2015 a 2018.

 


Grupo Conexão 3D

CARTÃO POSTAL de San Antunes | Dança Livre

O tema da coreografia “Cartão Postal” foi criado em cima do próprio título da música da cantora “Lorena Chaves”, onde possui o conceito de levar uma mensagem do bem, do amor, da paz ao qual são sentimentos afetivos que não vêm de si mesmo, mas dessa carta magnífica que carrega e que é capaz de transformar o seu eu, e a característica coreográfica é formada por movimentos de dança livre, com forte influência do contemporâneo e danças urbanas.

Bailarinos: Carlos Alessandro Antunes de Souza, Debora Cristina Antunes de Souza, Deysyane Avelar Moreira, Leandro Henrique Rufino do Santos, Lídia Amália Cardamoni dos Santos, Raquel Serena Gomes Abdouni, Vivian Rossi Silva.

Breve história: "O CONEXÃO 3D foi criado no Brasil, em 20 de setembro de 2014, com a Direção e Coordenação Geral do Prof. e Coreógrafo San Antunes. O Título Conexão 3D tem o significado de: Conectados pelo Dom De Deus O objetivo do Grupo é levar uma mensagem de amor e alegria através da dança utilizando estilos variados da expressão corporal.

Breve histórico da região: SESC TAUBATÉ, UNITAU, VIA VALE GARDEN TAUBATÉ, TAUBATÉ SHOPPING CENTER, TEATRO METRÓPOLE, SEDES TAUBATÉ, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, ESCOLA JOÃO ALVES, ESCOLA SESI TAUBATÉ

Dentre outros e também eventos competitivos: ABBA DANCE (São Paulo.SP), SÃO PAULO NA DANÇA (São Paulo.SP), MEETING HIP HOP (Valinhos.SP), PINDA BATTLE (Pindamonhangaba.SP)

Sobre o coreógrafo: “San Antunes” - Nascido em Taubaté.SP, 42 anos, casado, possui uma filha, é graduado em Educação Física pela UNITAU, também é habilitado pelo Curso Técnico de Dança “Recreação Coreográfica Infanto-Juvenil” pela Escola “Maestro Fêgo Camargo” de Taubaté.Sp, já praticou diversas modalidades e gêneros da dança, porém teve início nas Danças Urbanas onde se especializou, se profissionalizou como Professor de Dança no ano de 2002 e de lá pra cá já trabalhou em diversos Projetos Sociais como o Projeto "Fazendo Arte" de Tremembé.SP, e Escolas Municipais da região, também em Escolas particulares como “EIA” (Escola de Integração à Arte), Studio de Dança “Alessandra Baraldi”, dentre outros, e atualmente é Professor no “Studio 3D“, é bailarino e coreógrafo do Grupo de Dança Conexão 3D.

 


Stúdio Vera Borges - Grupo Baladi

DANÇA DO VENTRE MODERNA COM VÉU com véus de Vera Borges | Dança do ventre moderna com véu

Esta coreografia representa o poder que toda mulher tem, representando que todas as mulheres são maravilhosas e poderosas.

Bailarinos: Vera Lúcia Campos Borges, Carina Murano Amazonas, Ana Cristina de Oliveira, Beatriz Eleotéria Crispim Cabeças, Nilce Alves da Cunha Pacheco, Rosangela Aparecida Antunes, Lúcia Prior Alves, Alice BARBOSA DESTRO, Renata Cristina Fernandes da Silva.

Breve história: O Stúdio Vera Borges, traz novamente o Grupo Baladi para mais um Festival Internacional de Dança, estamos participando desde a primeira edição e é muito prazeroso e gratificante dançar neste Festival. Nosso objetivo em mostrar nosso trabalho artístico é levar ao público uma dança feita com alma e coração que faz bem e aproxima pessoas de várias idades e biotipos físicos, demonstrando que a dança é sim para todas as pessoas que querem dançar e serem felizes com essa arte que é tão rica em setores físicos, emocionais, sociais, psicológicos e culturais. Só agradecer por proporcionar essa oportunidade para todos os participantes e público.

Sobre a coreógrafa: Vera Borges coreógrafa, professora e bailarina do Grupo Baladi desde de 2006 ministrando aulas de dança do ventre, sempre está se atualizando, estudando e se aprimorando para levar o melhor para suas bailarinas e para o público.

Ministrando atualmente aulas no Studio Vera Borges e no Clube TCC, tem a sempre a intenção que todas participem dos eventos de apresentação com o objetivo de incentivar o desempenho cada vez melhor através de aulas e ensaios. Uma frase que faz um resumo desta biografia é "Ser Humano aprenda a dançar, senão os anjos não saberão o que fazer com vc." (Santo Agostinho).

 

Grupo Dancing Soul

GIRLS ON FIRE de Beatriz Nogueira | Hip hop

Você pode ser o que você quiser, fogo ou água, basta fazer o que seu coração sente.

Bailarinos: Yasmin Machado da Silva, Rayssa Machado da Silva, Bruna Vitória da, Conceição Teixeira Rayla Moura, Beatriz Nogueira Lucio Oliveira, Isabela Nogueira Lucio Oliveira, Livia Cristina de Souza Melo, Ana Leticia Gomes da Silva Maia, Gabrielle Freitas Bicalho dos Reis.

Breve história: Grupo Dancing Soul: grupo de Danças Urbanas de Pindamonhangaba que visa tirar crianças e adolescentes das coisas ruins das ruas trazendo para o caminho do bem com a atividade da dança. Trabalhamos com duas turmas, a kids e o Juvenil.

Somos um grupo em busca de evolução constantes, procuramos superar a nos mesmo.

Uma família da dança sempre nos superando a cada dia.

Sobre a coreógrafa: "Dançar não é só se mover, é sentir, é ir além dos seus limites, sentir os movimentos, é muito mais que se mover é amar e entender o que diz seu corpo, sua mente, seus sentimentos. Dance apenas pra expressar e superar a si msm.”

 

Eloo Escola de Dança

HAPPY BIRTHDAY de Mateus Vasconcelos | Dança Contemporânea

A obra retrata sobre as diversas formas de se ver o Parabéns de um aniversário, retratando seus diversos momentos e sensações. A obra traduz a sutileza de se renovar consigo com os outros e com o universo.

Bailarinos: Gabriela Valéria Vieira, Vinicius Augusto Cantuário, Luan Santos de Paula, Patrick Alves da Silva Quiterio, Isabele Campos Araujo, Beatriz Nakano Di lorenzo, Isabela Menezes Pedroso, Isabela Martelote de Faria, Danielly Marques Dantas Vieira, Manoela Melim de Biassi, Giovana Santos Donini, Isabela F. Maluf de Almeida, Catarina Gonzales B Moreira, Caroline Nakano Di Lorenzo, Sharon Peccine Lino.

Breve história: A Eloo Escola de Dança foi criada em 2011 por Thatiana Ayres especialista em Ballet Clássico, formada pela Royal Academy of Dance (London). Possui diversas modalidades de dança como: Jazz, Sapateado, e contemporâneo, além do Ballet Clássico e proporciona a educação física e psíquica por meio da dança.

A Eloo participa de vários Festivais de Dança com inúmeras premiações e conquistando bolsas de estudos no exterior para suas bailarinas.

A metodologia aplicada na Eloo Escola de Dança é desenvolvida pela Royal Academy of Dance e os professores são treinados para aplicar os conteúdos nos vários estágios oferecidos pela escola. A coordenação fica a cargo da Diretora Thatiana Ayres, sendo que uma vez ao ano são realizados exames para que as alunas possam ser conduzidas a novos estágios.

Sobre o coreógrafo: Mateus Vasconcelos bailarino, ator, coreografo e diretor da Cia Dançando sobre rodas, ganhador de Proacs, participou do Tudanzas 2006 e 2018. Pós graduado em Arteterapia, coordenador do curso de pós graduação de dança pela FEAP, participou da 15 quinzena de Almada Portugal. Participou do Balé da Cidade de Taubaté 2012 até 2017.

 

Dançando sobre Rodas

LINHAS DA VIDA de Mateus Vasconcelos | Dança Inclusiva

Linhas da vida fala sobre os encontros que as pessoas podem ter consigo e com outras pessoas, o tocar com a alma e o transbordar o coração.

Bailarinos: Mateus Vasconcelos, Fabiana da Silva Lofrano, Julia Stanchi Zerbine, Nayane Rafaelle Batista Cabral, Giovana Amancio da Silva, Julia Aparecida Landim Nunes , Juliana Ferreira Leite Cardoso, Poliana Nunes do Nascimento.

Breve história: Cia de dança criada desde 2016, desenvolvendo trabalhos de acessibilidade tais como: Proac 2018, primeiras edições, participou do TUDANZAS, Barcelona 2018, Virada Cultural Paulista 2017, Virada Inclusiva 2017, SESC, Festival Internacional de Dança /SP

Sobre o coreógrafo: Mateus Vasconcelos bailarino, professor e coreografo, Premiado pelo Proac, participou de festivais nacionais e internacionias, Tudanzas 2016 e 2018, 15 Quinzena de Almada.

 

ConAtus Studio de Dança

VIAGEM AO CORAÇÃO DO SOL de Jardel Narezi

Inspirada na obra Viagem ao coração do Sol, a coreografia retrata a resistência de um ser humano que se descobre capaz de enfrentar seus medos, anseios e principalmente seus opositores. Através de um vôo em busca da liberdade, este viajante segue rumo ao coração do Sol.

Bailarinos: Lucas Rafael, Renan Moreira, Marina Caliari, Isabella Diniz, Nathalia Correa, Thais Barbosa, Priscila Mello, Luana Campioli.

Breve história: Jardel Narezi é diretor artístico e professor de jazz, sapateado e dança contemporânea. Graduado em Psicologia na Unitau, cursou artes cênicas pela Fasc e está concluindo a especialização de Dança e consciência corporal pela Estácio de Sá em São Paulo. Iniciou seus estudos nas oficinas de teatro aos sete anos de idade, atuou no musical "Alem da palavra" da cia Teatro Experimental de Pindamonhangaba. Foi coordenador artístico e diretor de cena do grupo teatral Vale do Itaim em Taubaté. A partir de seu interesse pela dança, aprofundou seus estudos em jazz dance e na arte do movimento. Dirigiu e coordenou diversas escolas de dança da região. Já recebeu prêmios e indicações de coreógrafo e bailarino. Sua obra "instante" foi indicada para o Valentina Kozlova em Nova York. Seu último trabalho coreográfico desenvolvido a partir de jogos teatrais venceu a última edição do mapa cultural paulista. Participou da primeira imersão artística do Instituto Caleidos em São Paulo, na criação, contextualização e elaboração da linguagem da dança a partir do estudo do movimento elaborado por Rudolf Laban, tendo como mestre a professora Isabel Marques. Atualmente leciona a disciplina de corpo e movimento na rede municipal de Tremembé para educação infantil. E hoje elabora um método de estudo do corpo na direção da dança e do teatro do Studio ConAtus em Pindamonhangaba.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page