top of page
  • Ana Gondolo

KAMIT de Suarrily d’França Santos, com Balé da Cidade de Taubaté

Atualizado: 28 de mai. de 2019

O dançarino e coreógrafo Suarrily d’França Santos do Balé da Cidade de Taubaté, criou KAMIT, uma obra de dança contemporânea que permeia diferentes universos como o da capoeira angola, das religiões africanas e do blues e jazz norte-americanos. O título é uma traduçāo do termo egípcio "Homens Pretos" segundo historiadores.

O Balé da Cidade de Taubaté estreiou KAMIT em novembro de 2018 com grande sucesso. A reapresentação desta obra traz na noite de abertura do festival a negritude brasileira, sua força e sua Luta pela sobrevivência de formas impactante e inesquecível.


Coreografia: Suarrily d’França Santos | Elenco: Amanda Meirelles, Ana Paula Siqueira, Antônio Antunes, Bruna Calasans, Felipe Brito, Isabel Monique, Jander Silveira, José Liberato, Leticia Novaes, Luis Augusto, Lucas Kruszynski, Milton Rodrigues, Poliana Nunes, Talita Melo, Tayna Mostarda | Músicos e Artistas convidados: Natalia Ferreira, Elivelton Rodrigues, Thiago Abreu, Xikó Angoleiro, Yasmin Cyríaco, Elora Drago, Gabriela Vieira, e Lenon Gonçalves| Iluminação: Felipe Chepkassof | Trilha Sonora: Guem et Zaka, Lucas Jacob, Nina Simone, e músicos convidados | Figurino: Suarrily d’França Santos e elenco | Balé da Cidade de Taubaté - Coordenação: Henri Paranhos


Local: Teatro Metrópole

Data: 14 de maio, às 20h

Horário de abertura da bilheteria: 18:30h

Duraçāo: 30 minutos

Ingresso: 1kg de Alimento não perecível (opcional)




Saiba mais:

 
o coreógrafo

Suarrily D’França Santos é natural de Recife teve formação em balé clássico técnica Cubana na escola Balé Ganzales (PE) e especializou-se em técnica Vaganova na Sopro escola de danças (SP). Integrou o elenco da Acupe Cia de danças (PE), Criarte danças populares (PE), Faces Ocultas Cia de danças (Salto - SP), Sopro Cia de danças (SP), Cia de danças Cláudia de Souza (Sp), e atualmente do Balé da cidade de Taubaté (SP), Bacantoh (Brasil e BARCELONA/Espanha) e o projeto Iluminação Fluída.


a companhia

O Balé da Cidade de Taubaté é o primeiro corpo de baile oficial da cidade, surge com a prioridade de trabalhar a dança como instrumento a serviço da educação e da cultura, oferecendo espetáculos gratuitos com qualidade e regularidade para a população, e contribuindo para a formação do cidadão consciente de sua função na sociedade. Lotado em sua criação no Departamento de Ação Social, hoje tem sua continuidade garantida em projeto de lei e lotado na Secretaria de Turismo e Cultura.

Desde sua fundação em 2006 desenvolve projetos sociais como "Dança nas Escolas" (espetáculos de dança nos pátios das escolas da rede pública), "Ver Dança” (por abordagens temáticas, os espetáculos de dança promovem conscientização e debate de problemáticas sociais) e "Dança nos Bairros" (espetáculos e atividades de dança que são realizadas nas periferias da cidade), e atualmente desenvolve os projetos "Artistas do Futuro" (iniciado em 2014 o projeto visa formação técnica profissionalizante em Dança para as crianças e adolescentes) e "Oficinas de Dança" (aulas dança e alongamento oferecidas gratuitamente a jovens e adultos).

Já se apresentou em inúmeras cidades dentro e fora do Estado de São Paulo, destacando-se a Sala São Paulo – SP o Teatro Guaíra em Curitiba - PR, e as cidades do Circuito Cultural Paulista em 2010 (Assis, Jandira, Ilha Bela, Mogi das Cruzes e Taubaté) e também em 2011 (Americana, Itatiba, Pindamonhagaba, Sertãozinho e Ilha Solteira), programa de difusão cultural promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Em setembro de 2012 o projeto “Dança nas Escolas” foi apresentado como caso de sucesso na conferência internacional “Corpos (Im)perfeitos”, em Almada, Portugal, levando a companhia em 2013 a participar da Quinzena de Dança de Almada, onde dançou oficialmente como Cia de Dança Profissional nos palcos e nas escolas de Almada/Portugal.

Abriu o ENCUT Festival Internacional de Dança 2013 em Taubaté-SP assim como foi destaque em diversos Festivais Nacionais se apresentou como Cia Profissional Convidada em Barcelona/ Espanha no Festival Tudanzas em 2014, promovendo também oficinas para a população de barceloneta.

Em 2016 foi contemplado pelo PROAC para circulação do espetáculo “Qorpo-Santo” de Felipe Chepkassoff, se apresentando em 10 cidades do Vale do Paraíba.

Realiza desde 2014 a curadoria e produção/organização do Festival Internacional de Dança de Taubaté (FIDT), promovido por meio da SETUC. O evento tem foco na ação educacional e reflexiva da dança através de cursos, oficinas e espetáculos gratuitos de companhias de dança profissionais convidadas de diversas regiões do país, além de sempre um convidado internacional para realizar um intercâmbio entre os artistas e público de Taubaté e região com os convidados do Brasil e do Mundo.

69 visualizações0 comentário
bottom of page