top of page
  • Ana Gondolo

MEMÓRIA DE BRINQUEDO de Luiz Fernando Bongiovanni, com Curitiba Cia de Dança

Com um resgato poético da infância, a Curitiba Cia de Dança apresenta MEMÓRIA DE BRINQUEDO de Luiz Fernando Bongiovanni no dia 16 de maio no Teatro Metrópole de Taubaté.

Com o espetáculo, o bailarino e coreógrafo busca incentivar a brincadeira, incentivando a memória a reencontrar seu pensamento de criança e refletindo sobre o mundo tecnológico e a ludicidade.

MEMÓRIA DE BRINQUEDO vem sendo apresentada nos palcos de todo o país, defendendo o resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo.


Direção Geral: Nicole Vanoni | Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni | Assistente de Coreografia e Direção: Patrícia Machado | Ensaiadoras: Patrícia Machado e Eunice Oliveira | Professores: Viviane Cecconello e Eraldo Kühl | Fisioterapia e Preparação Corporal: Alessandra Lange | Figurino e Cenário: Gelson Amaral | Costureira: Noeli Santana | Iluminação: Fabia Regina | Cenotécnico: Reinaldo Rocha | Produção: Bia Reiner | Realização: Curitiba Cia de Dança e AADC - Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba | Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ane Adade, Danilo Silvestre, Davi Lopes, Hamilton Félix, Leonardo Silveira, Marcela Pinho, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti, Tatiana Araújo.


Local: Teatro Metrópole

Data: 16 de maio, às 20h

Horário de abertura da bilheteria: 18:30h

Duraçāo: 60 minutos

Ingresso: 1kg de Alimento não perecível (opcional)





Saiba mais:

 
o espetáculo

MEMÓRIA DE BRINQUEDO é um espetáculo de dança contemporânea que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Assim, a Curitiba Companhia de Dança busca realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo do brincar. Esse resgate parte de várias fontes, desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

Esta é uma pequena colaboração, um incentivo, para que todos - pais ou não - ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e talvez a partir dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança, e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço/tempo.

MEMÓRIA DE BRINQUEDO investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo.


a companhia

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. A segunda coreografia, denominada “Quando se Calam os Anjos” tem coreografia de Airton Rodrigues e transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Realizando mais de 100 apresentações pelo país, “Quando se Calam os Anjos” é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, da coreógrafa Simone

Camargo, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. Esse espetáculo é uma criação conjunta da Curitiba Cia de Dança e da Orquestra de Câmara do Oeste do Paraná. Finalizando o ano, a Curitiba Cia de Dança junto a AADC (Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba) estreiam o espetáculo “Relações”, do coreógrafo Carlos Laerte. Como o próprio nome diz, o espetáculo percorre pelas relações contemporâneas, sejam elas fraternas, amorosas ou destrutivas. No primeiro semestre de 2019, a Companhia realiza uma circulação por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”.


contatos

Rua Padre Agostinho, 400, Curitiba/PR

Telefone: (41) 3528-2002

contato@curitibaciadedanca.com.br

20 visualizações0 comentário
bottom of page