top of page
  • Ana Gondolo

PETRICHOR de Thiago Bordin, com São Paulo Companhia de Dança

Atualizado: 5 de mai. de 2019

Thiago Bordin, inspirado pela música de Jóhann Jóhannsson e Wim Mertens, traz PETRICHOR, sua primeira obra criada para uma companhia brasileira.

A coreografia do dançarino de carreira internacional, desenvolvida em conjunto com o elenco e sua diversidade, abrem o 6o. FIDT no dia 14 de maio no Teatro Metrópole, e remete ao cheiro da terra molhada pela chuva.

PETRICHOR será apresentada pela São Paulo Companhia de Dança, trazendo excelência artística aos palcos taubateanos.


Coreografia e iluminação: Thiago Bordin | Música: Jóhann Jóhannsson e Wim Mertens | Figurinos: Fábio Namatame

Local: Teatro Metrópole

Data: 14 de maio, às 20h

Horário de abertura da bilheteria: 18:30h

Duraçāo: 15 minutos

Ingresso: 1kg de Alimento não perecível (opcional)




Saiba mais:

 
a companhia

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA | Direção Artística: Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 660 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 136 cidades, em mais de 860 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou 24 prêmios, nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.


o espetáculo

Primeira criação de Bordin para uma companhia brasileira, Petrichor – nome que remete ao cheiro da terra molhada pela chuva – teve como ponto de partida a música de Jóhann Jóhannsson e Wim Mertens, que, segundo Bordin, permite um vislumbre da criação coreográfica. “Quando ouço Mertens, começo a imaginar a luz, o figurino, os passos”. As características dos bailarinos brasileiros foram outra fonte de inspiração para o criador. “A obra se desenvolveu em diálogo com o elenco. Cada um trouxe uma cor, um caráter forte, marcante, bem diferente do que eu imaginava. E isso acabou por se tornar a parte mais gratificante desta coreografia.


INÊS BOGÉA - Direção Artística

Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.


contatos

São Paulo Companhia de Dança Rua Três Rios 363  •  1º andar  •  Bom Retiro  •  São Paulo  •  SP  •  01123-001  •  Tel: +55 11 3224-1380 Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e Sábado, das 10h00 às 14h00

24 visualizações0 comentário
bottom of page